Início » Blog » Outubro Rosa: Como abordar a campanha dentro da empresa?

Outubro Rosa: Como abordar a campanha dentro da empresa?

Outubro Rosa: Como abordar a campanha dentro da empresa?

O mês de outubro está chegando ao fim e com ele a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo todo e as estimativas de novos casos aqui no Brasil, são de mais de 66 mil ainda este ano, segundo dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer.

Mas uma dúvida muito comum dentro das organizações, nessa época do ano, é como abordar o tema dentro da empresa com ações efetivas que atinjam o seu objetivo de discutir o assunto e conscientizar os colaboradores.

Por isso, no artigo deste mês, vamos falar sobre algumas práticas que as empresas podem desenvolver para contribuir com essa pauta tão importante, não só para as mulheres, mas para todos.

Talvez você não saiba, mas o mês de outubro começou a carregar essa campanha nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações diferentes, mas sempre relacionadas ao câncer de mama, como mutirões de exames de mamografia. Com o passar dos anos, o Congresso Americano reconheceu outubro como o mês da prevenção contra o câncer de mama.

No Brasil a campanha surgiu em 2002, mas só em 2008 passou a ganhar força até se tornar uma das mais lembradas e simbólicas a cada ano, sendo inclusive uma das campanhas mais trabalhadas dentro das empresas, que fazem as mais diversas ações. 

Neste artigo separamos algumas ideias de como abordar a campanha dentro das empresas. Confira!

Promova uma roda de conversa

Trocar conhecimento e experiências é uma das formas mais legais de promover o Outubro Rosa dentro das empresas. Conversar sobre o tema de forma leve e conhecer as histórias de outras pessoas é uma forma muito boa de aprender mais sobre o assunto. Os gestores podem agregar com apresentações simples e conceitos básicos para ilustrar as principais informações, deixando a conversa ainda mais didática.

Convide um especialista 

Como já falamos aqui, apesar de ser uma campanha reconhecida mundialmente, o Outubro Rosa ainda é um movimento relativamente recente. Por isso, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema. Levar um especialista para dentro da empresa é uma forma incrível de tirar todas as dúvidas dos colaboradores, como sintomas, tratamentos e cuidados.

Envolva os colaboradores em um projeto social

Atualmente existem inúmeros projetos no Brasil inteiro que visam a promoção da saúde da mulher. Uma forma muito interessante de trazer a campanha para dentro da empresa é apresentar esses projetos sociais para os colaboradores e envolver esses profissionais nas ações, contribuindo com as entidades, fazendo uma boa ação e aumentando a conscientização dentro da empresa.

Faça campanha nas redes sociais e nos informativos internos da empresa

Uma forma mais simples, mas também eficiente de promover a discussão da prevenção ao câncer de mama na empresa é abordar o tema nas redes sociais e nos informativos internos, desde curiosidades sobre o tema e a campanha até tutoriais de autoexame. As possibilidades de conteúdo informativo são enormes e podem ser distribuídas em inúmeros meios diferentes, como nas já mencionadas redes sociais, newletters, mural ou qualquer outro meio de comunicação que a empresa utilize para se comunicar com os colaboradores.

Poderíamos listar muitas outras ações aqui, mas o que realmente importa é não deixar o mês passar em branco.  Fazer a nossa parte enquanto empresa é cumprir com o nosso papel social de levar informação e promover saúde!

Lembrando que esse mês é especial para conscientização do Câncer de Mama e para implantação de ações voltadas ao tema, mas não podemos esquecer que essas ações podem e devem ser realizadas e relembradas mensalmente no dia a dia das empresas.

Gabriela Svizzero

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho