Início » Blog » A importância da saúde e segurança do trabalho

A importância da saúde e segurança do trabalho

  • por
segurança do trabalho

O mês de abril está chegando ao fim. Um mês muito importante para nós da Segmáxima, pois ele carrega a campanha Abril Verde, uma campanha de conscientização sobre saúde e segurança do trabalho. Além disso, foi também nesse mês que completamos 17 anos e lançamos a nossa nova identidade visual. Muitos motivos para comemorar, não é mesmo?! 

E como abril foi um mês especialmente voltado para tratar do tema principal do nosso trabalho, nosso artigo de hoje não poderia ser diferente. Mas afinal, qual a importância da saúde e segurança do trabalho na vida dos trabalhadores e de toda a sociedade brasileira?

Bom, é lá (ou aí, se você estiver lendo no trabalho) que passamos uma grande parte do nosso tempo, às vezes até a maior parte dele. Logo, esse ambiente precisa ser seguro e saudável, mas infelizmente, segundo dados de 2020 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

Para se ter uma ideia ainda maior da gravidade do problema, o levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, mostra que um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos e a cada 3 horas e 40 minutos morre um trabalhador em decorrência de acidentes durante as atividades laborais.

A maioria desses trabalhadores são homens entre 20 e 39 anos, mas os acidentes acontecem também com mulheres e pessoas de outras idades.

São estatísticas como essas que refletem a importância de campanhas como a do Abril Verde e de ações preventivas para diminuir esses dados. As empresas precisam investir na saúde e na segurança do trabalhador, sempre pensando na prevenção e na redução dos riscos ocupacionais.

A Segmáxima existe para ajudar a sua empresa a garantir um trabalho mais seguro e saudável para os seus colaboradores, reduzindo riscos e levando informações para promover uma cultura de prevenção à vida e à segurança no trabalho. Afinal, um ambiente de trabalho seguro é um direito de todos nós, concorda? Você tem feito a sua parte?

Gabriela Svizzero

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho