Pular para o conteúdo
Início » Blog » 6 Profissões que mais causam depressão

6 Profissões que mais causam depressão

Ansiedade, cobranças excessivas no trabalho, carga horária extensa, rotinas exaustivas e exposição a constantes situações de tensão são citadas como as causas mais comuns que levam à depressão. Sendo assim, a profissão pode ser um fator de muito impacto nesse sentido, já que muitas vezes o ambiente de trabalho pode ser fonte de todas essas questões.

Mas antes de falar das 5 profissões que mais causam depressão, é importante conhecer alguns dos principais fatores que contribuem para que a doença ocorra no espaço de trabalho, seja qual for a atividade que você exerce.  

Estresse crônico: Algumas profissões exigem que os profissionais trabalhem sob pressão constante e prazos apertados, o que pode levar a altos níveis de estresse crônico e, consequentemente, a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Isolamento social: Trabalhos remotos ou em que se trabalha sozinho podem levar ao isolamento social, que é um fator de risco para a depressão.

Exposição a traumas: Algumas profissões envolvem exposição a traumas, como médicos que trabalham em emergências ou socorristas que lidam com desastres. A exposição constante a essas situações também podem ser prejudiciais à saúde mental.

Carga emocional: Assistentes sociais e psicólogos, por exemplo, são profissões que envolvem trabalhar com pessoas que passam por momentos difíceis e que podem estar lidando com problemas emocionais graves. Toda essa carga emocional pode afetar a saúde mental dos profissionais envolvidos.

Falta de reconhecimento: A sensação de falta de reconhecimento ou recompensa pelo trabalho realizado pode afetar a autoestima e a motivação.

Esses são apenas alguns exemplos de fatores que podem levar à depressão em algumas profissões. 

Confira agora as 6 carreiras com altos níveis de profissionais sofrendo com a depressão:

Policiais e profissionais de segurança

Policiais e profissionais de segurança podem ser mais propensos a sofrer de depressão devido ao estresse crônico, exposição a traumas, carga emocional, risco de violência, falta de suporte e recursos, entre outras pressões associadas à natureza de suas profissões.

Profissionais de saúde

Assim como os policiais, os profissionais de saúde também lidam com muita pressão no ambiente de trabalho. Ainda é importante ressaltar que, infelizmente, a depressão e outras condições de saúde mental são estigmatizadas em algumas áreas de trabalho, incluindo a saúde. Alguns profissionais podem hesitar em buscar ajuda ou suporte emocional, por medo de serem vistos como fracos ou incapazes.

Assistentes Sociais

Assistentes sociais lidam constantemente com situações traumáticas, como violência doméstica, abuso infantil, pobreza, doenças mentais e outras formas de sofrimento humano. Essa exposição constante a situações traumáticas pode ter um impacto negativo na saúde mental e bem-estar emocional desses profissionais.

Professores

Professores podem enfrentar altos níveis de estresse relacionados às demandas do trabalho, como prazos apertados, grande número de alunos e tarefas administrativas. Esses profissionais podem ter uma carga de trabalho muito pesada, incluindo o planejamento de aulas, a correção de trabalhos e a avaliação de alunos. Esse volume de trabalho pode ser esmagador e dificultar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Profissionais de Telemarketing

Profissionais de telemarketing geralmente enfrentam altas expectativas em relação a metas de vendas e produtividade. Além disso, o ambiente de trabalho em um call center pode ser barulhento, frenético e competitivo, o que pode ser muito estressante. Isso sem falar na necessidade de lidar com  rejeições, respostas rudes ou hostis de clientes, que podem ser emocionalmente difíceis e desgastantes.

Garçons

O ambiente de trabalho em restaurantes e bares pode ser barulhento, frenético e competitivo. Além disso, muitas vezes eles precisam trabalhar longas horas, incluindo à noite, fins de semana e feriados, e lidar  com críticas e reclamações de clientes, tornando o trabalho extenuante. 

De acordo com pesquisa do IBGE, quando se trata de faixa etária, a população entre 60 e 65 anos é a mais afetada pela depressão, doença que atinge 13% dos idosos. Além da depressão, os transtornos mentais e déficits cognitivos têm grande prevalência na terceira idade. O tema é pouco debatido. Em uma sociedade que privilegia a produtividade, os idosos são inviabilizados. Para o senso comum, os idosos não têm mais sonhos, anseios e individualidade, o que não é verdade.

Por fim, é importante lembrar que a depressão é uma doença complexa e multifatorial e que outros fatores pessoais e ambientais também podem estar envolvidos. Ao perceber que a sua saúde mental está sendo minada pelo seu trabalho, procure um médico.

×

Olá!

Fale agora com o nosso suporte pelo WhatsApp ou envie um e-mail para contato@segmaxima.com.br

× Posso ajudar?