Início » Blog » 3 Lições que 2020 nos ensinou

3 Lições que 2020 nos ensinou

  • por

2020 será um ano que não deixará saudades. Isso deve ser consenso entre todos os habitantes do planeta terra. Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. Máscaras, isolamento, distanciamento social, álcool gel e tantos outros itens e comportamentos passaram a fazer parte do nosso dia a dia.

Uma nova realidade cheia de medo, morte e insegurança se apresentou para nós. Sem aviso, precisamos mudar os nossos hábitos, sem tempo de entender exatamente o que estava acontecendo.

Mas nós estamos aqui! Esse ano está ficando para trás e 2021 vem aí, ainda com muitos desafios, mas com uma perspectiva de melhoria já que as vacinas serão disponibilizadas para a sociedade e devem, assim, diminuir consideravelmente o número de casos. Chegaremos em 2021 modificados, evoluídos.


1 – Saúde mental em primeiro lugar!

A pandemia escancarou transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. Ninguém, por mais que tenha conquistas em 2020, pode dizer que sairá ileso desse ano. Seja a incerteza do futuro, o sono não mais tão revigorante ou o cansaço extremo, todos precisamos lidar, em algum nível, com os estragos que a pandemia trouxe à nossa saúde.

A tensão, raiva, ansiedade, medo e estresse trazidos por esse período são sentimentos já esperados. Mas existe um limite para que isso não se transforme em doença. E é nesse sentido que precisamos cuidar da nossa saúde mental para nos protegermos o máximo possível desses efeitos.

Esse cuidado pode ser fazendo coisas que gostamos, conversar com amigos, evitar sobrecarga de informações, meditar ou fazer exercícios, por exemplo.

2020 nos ensinou que, assim como em um voo, quando precisarmos das máscaras de oxigênio, devemos colocá-las primeiro em nós mesmos para termos condições de depois ajudar o outro.


2 – É preciso se reinventar!

O comércio precisou baixar suas portas e muitos trabalhadores tiveram que parar, mas infelizmente este não foi privilégio que todos tiveram. Muitos trabalhadores precisaram se reinventar neste período para conseguirem o mínimo para o próprio sustento e o de suas famílias.

Pessoas desenvolveram novas habilidades, descobriram novos talentos e exploraram outros mercados. Quem não se reinventou, enfrentou mais dificuldades.


3 – Faça planos, mas esteja pronto para mudá-los!

Quantos planos não precisaram ser guardados em 2020? A sensação muitas vezes era a de que o mundo parou, mas não foi o que aconteceu. O tempo é implacável e as coisas continuaram acontecendo.

Enquanto muitos engavetaram, ou até abandonaram alguns planos, outros apenas mudaram, readaptaram e colocaram em ação da forma que foi possível.

Esse ano nos mostrou que, mesmo que a gente faça inúmeros planos, nem sempre o seu progresso se dará como você espera. É preciso entender que as coisas não acontecem exatamente como gostaríamos que elas acontecessem. Cabe somente a nós mesmos lidar com o mundo, não da forma como queríamos que ele fosse, da forma como ele se apresenta!

É verdade que 2020 será um ano que não deixará saudades, mas deixará muito aprendizado, crescimento e sabedoria. Todas as dificuldades trazidas pela pandemia nos fizeram olhar para dentro de nós mesmos e, assim, pudemos enxergar muitas coisas que estavam adormecidas e não resolvidas. Olhar para dentro de si mesmo pode ser um processo doloroso, mas essencial para o nosso autoconhecimento e evolução.

Feliz ano novo!

Gabriela Carla Svizzero
Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho