Saúde do Homem: principais causas de morte

Saúde do Homem: principais causas de morte

November 23, 20223 min read

O mês de novembro traz consigo uma das campanhas mais emblemáticas sobre a saúde do homem: o novembro azul. Um mês inteiro dedicado a ações informativas e de prevenção do câncer de próstata.

Mas apesar desse tipo de tumor ser grande motivo de preocupação entre os homens, ele é só mais um dos inúmeros problemas de saúde que eles enfrentam. Por isso, em nosso artigo de hoje trouxemos algumas das principais causas de morte entre o sexo masculino. O que todas elas têm em comum? A prevenção é o melhor caminho.

Mas infelizmente, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, quase um terço dos homens não procuram auxílio para prevenção de doenças. Eles evitam os serviços de saúde por não achar necessário ou por medo de descobrir alguma alteração mais grave no organismo. Isso agrava ainda mais o problema, uma vez que qualquer tratamento tende a ser mais eficaz o quanto antes possível.

Conheça agora algumas das principais causas de morte entre os homens:

Doenças cardiovasculares

Das 300.000 mortes que ocorrem durante o ano no Brasil, por causa de doenças cardiovasculares, 60% delas são em homens. Os dados são do Ministério da Saúde que alerta para a obesidade como um dos principais fatores de risco por mortes dessas causas.

Entre as principais doenças do coração estão o AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto e hipertensão.


Doenças respiratórias 

44% dos brasileiros sofrem com doenças respiratórias, sendo asma e bronquite crônica as mais comuns.

As doenças pulmonares e no aparelho respiratório, como infecções de vias aéreas e a obstrução dos pulmões, além das de origem genética, podem ser causada por exposição a elementos como poeira, poluentes do ar e substâncias químicas, como as contidas no cigarro.

Por isso,uma das melhores formas de prevenir esses problemas é parar com o hábito de fumar. 

Câncer

O tema principal do mês de novembro, o câncer também é uma das principais causas de morte entre os homens, representando cerca de 20% das mortes neste grupo da população.

Os tipos de câncer que mais afetam os homens são o do pulmão, colorretal e da próstata, sendo esse último responsável por uma morte a cada 38 minutos, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Acidentes

No trânsito, eles representam 80% das mortes. Logo, em cada 10 mortes, oito são homens, de acordo com dados do dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e do DataSUS/DPVAT.

No trabalho eles também são as principais vítimas, especialmente em locais de trabalho precarizados, com maior exposição a riscos e baixas condições de segurança.

Um artigo publicado na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, da Fundacentro, órgão governamental de pesquisa em saúde e segurança do trabalho, mostrou que a maioria das mortes ocorre entre homens em idade considerada produtiva (de 20 a 59 anos) e com baixo nível de escolaridade (sem instrução e ensino fundamental incompleto).

Suicídio

Dados de 2021 da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no mundo e, além de ser uma das principais causas de morte entre homens, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

O problema é multifatorial, envolvendo questões diversas muitas vezes relacionadas a questões que envolvem pressões sociais, inseguranças, crises existenciais, profissionais e amorosas.

As mortes autoprovocadas são quatro vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres, segundo informações do Ministério da Saúde. Colocando em porcentagem, eles representam 78% dos casos em relação às mulheres.

Como você pode perceber, os dados são alarmantes. Por isso, se você está enfrentando problemas ou conhece alguém que está passando por isso e não consegue ver a luz no fim do túnel, ligue para o CVV (Centro de Valorização à Vida) no número 188. 

Back to Blog