Início » Blog » Novembro Azul: Falando sobre saúde do homem dentro da empresa

Novembro Azul: Falando sobre saúde do homem dentro da empresa

NOVEMBRO AZUL

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, quase um terço dos homens não procuram auxílio para prevenção de doenças e ou mesmo para melhoria da qualidade de vida.

Segundo a mesma pesquisa, os homens evitam os serviços de saúde por não achar necessário ou por medo de descobrir alguma alteração mais grave no organismo.

Um dos reflexos desse comportamento é que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

E foi nesse sentido que surgiu em 2011 o Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tornando-se o maior movimento em prol da saúde masculina.

Por isso, esse artigo se propõe a aproveitar a campanha do Novembro Azul para ajudar empresas a promoverem a saúde do homem dentro das corporações, ajudando a diminuir os estigmas e contribuir com a prevenção, não só do câncer de próstata, mas também de outras doenças.

Neste artigo separamos algumas ideias de como abordar a campanha dentro das empresas. Confira!

Palestra com profissional

Assim como sugerimos no nosso artigo “Outubro Rosa: Como abordar a campanha dentro da empresa?”, onde sugerimos convidar uma especialista em câncer de mama, a campanha do Novembro Azul é uma ótima oportunidade para convidar um especialista em saúde do homem para conversar sobre o assunto dentro da empresa.

Dia Azul

O Dia Azul é uma forma simples de levar a campanha para dentro da empresa, envolvendo os colaboradores com uma versão comemorativa  do uniforme ou promovendo um dia ou semana em que todos da empresa devem vestir alguma peça de roupa azul.

Eventos Esportivos

Os desafios esportivos podem ser uma ótima oportunidade de envolver os colaboradores em uma competição literalmente saudável. Pode ser uma partida de futebol, uma corrida ou uma caminhada. As opções são muitas. O importante é que ela promova a conscientização sobre a importância da saúde.

Decoração Temática

Que tal aproveitar a época para mudar um pouquinho o ambiente com uma decoração temática que remeta a cor tema do mês? Ideias simples com aplicação da cor onde for possível, além de espalhar  informativos em murais ou colocar displays educativos sobre o tema nas mesas e em lugares estratégicos podem ser ótimas opções também.

Acredite! Essas pequenas ações causam grande impacto e contribuem grandemente com essa causa que é tão importante para todos nós: nossa saúde!

Lembrando que esse mês é especial para conscientização da saúde do homem e para implantação de ações voltadas ao tema, mas não podemos esquecer que essas ações podem ser realizadas diariamente dentro das empresas.



Gabriela Svizzero

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho